30 de agosto de 2009

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva de Lixo é um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, após seu beneficiamento -enfardamento e acúmulo para comercialização, são vendidos às industrias recicladoras, que os transformam em novos materiais. A reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população. Para que haja uma otimização da reciclagem, é necessário trabalhar a comunidade com a Coleta Seletiva de Lixo. O sistema deve ser implantado em bairros, escolas, escritórios, postos de combustíveis, centros comerciais e outros locais que facilitem a coleta de materiais recicláveis. Um programa de Coleta Seletiva de Lixo é parte de um sistema amplo de gestão integrada do lixo sólido que contemple também a coleta regular e disposição final adequada dos resíduos inaptos para reciclagem (materiais tóxicos). A Coleta Seletiva de Lixo não é uma atividade lucrativa do ponto de vista de retorno financeiro imediato. No entanto, é fundamental considerar os ganhos ambientais e sociais, que são bastante expressivos. A Coleta Seletiva de Lixo é parte integrante e fundamental de um projeto de reciclagem e, quando bem gerenciada, contribuirá decisivamente para aumentar a eficácia na reciclagem.
Como separar:
Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o reciclável a ser coletado por uma cooperativa ou empresa: plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos.
No caso de condomínios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o número de recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material:
• Azul - Papel;
• Verde - Vidro;
• Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos);
• Vermelho – plástico;
• Marrom – Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser transformados em adubo);
• Cinza – Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem).
É importante estabelecer um local prático e de fácil acesso para a colocação desses recipientes.

Fonte:
http://www.ufv.br/Pcd/Reciclar/oque_col_seletiva.htm
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=4&SubEditoria=12

Um comentário:

  1. Interessante frizar a coleta seletiva, pois facilita a reciclagem, é importante para o ambiente, e ainda não é utilizada em todos os locais. Boa iniciativa.

    ResponderExcluir