22 de agosto de 2009

Lixo no Brasil

Todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas se chama lixo. A quantidade de lixo produzida diariamente por um brasileiro é estimada em aproximadamente 1kg. São frutos do homem em seu consumo desenfreado de matérias-primas ou industrializadas que, sem uma destinação final adequada, agridem profundamente o meio ambiente e degrada a própria natureza humana. Mas na natureza nada se perde, nada se cria; tudo se transforma. A última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo IBGE em 2000, revelou uma tendência surpreendente de melhora na situação de destinação final do lixo coletado no País nos últimos anos. Melhora, no entanto, muito além das nossas reais necessidades de preservação ambiental e de melhoria da qualidade de vida.
A PNSB avaliou que 63,6 % dos municípios brasileiro utilizavam lixões e 32,2 % aterros adequados, sendo que 5% não informaram para onde vão seus resíduos. Dez anos antes, a pesquisa mostrava que o percentual de municípios que destinavam seus resíduos de forma adequada era de apenas 10,7 %. A pesquisa também estimou que a quantidade coletada de lixo diariamente nas cidades com até 200.000 habitantes gira em torno de 450 a 700 gramas por habitante. Já as cidades com mais de 200 mil habitantes a quantidade aumenta para a faixa entre 800 e 1.200 gramas por habitante. A pesquisa informa que em 2000 eram coletadas diariamente 125.281 toneladas de lixo domiciliar em todos os municípios brasileiros. Hoje já se fala em mais de 200 mil toneladas.
Até a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992, o pensamento brasileiro considerava o lixo um problema municipal, de responsabilidade das prefeituras. Hoje, a questão do lixo no Brasil é pauta urgente para o poder público, empresas privadas e para a própria sociedade civil organizada. No bojo dos números do IBGE, se escondem algumas iniciativas que pretendem transformar a natureza humana através da filosofia do três “Rs”: Reduzir/Reciclar/Reutilizar. São pessoas que pensam que uma “coisa” tão cara, que gasta tanta energia e tempo para decompor na natureza, não pode ser considerada lixo. São materiais que podem ser reutilizados ou reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário